Que a noiva é a estrela e o centro das atenções todos já sabem, mas alguns esquecem que o noivo é peça fundamental, afinal sem ele não há casamento.

Os homens geralmente são mais práticos, isso facita muito, mas não é motivo para relaxar no visual. Por isso, preparamos algumas dicas e sugestões para facilitar ainda mais a sua vida, noivo, e para não fazer feio no seu dia.


Se vai usar um traje mais formal, o ideal é alugar, afinal esse é um tipo de roupa que vai ser muito difícil você usar novamente. Mas se usar um terno ou prefere comprar seu traje, procure um alfaiate de sua confiança ou faça uma pesquisa em lojas especializadas. Em nossa seção serviços você vai encontrar várias empresas, repare que algumas lojas que fazem vestido para noiva, também fazem traje para o noivo, nessas lojas você pode optar por um primeiro aluguel, sai mais barato que comprar e ainda pode ter um modelo exclusivo.


Experimente

Antes de decidir procure provar o modelo escolhido, ou algo parecido, pois às vezes o modelo que você quer não combina com o seu corpo ou com o estilo de sua cerimônia, peça ajuda ao alfaiate, e a sua noiva - se não quiser que ela veja, então leve sua mãe, uma irmã ou amiga, uma opinião feminina é importante nessa hora. Mas use sempre o bom senso, afinal quem vai usar a roupa é você, portanto a última palavra deve ser sua. Lembre-se que você será fotografado e esse álbum vai passar de geração em geração.


Para não errar

Em casamentos informais ou mais simples, você poderá usar um terno. Pela manhã, poderá optar por ternos como o cinza ou o bege (evite cores mais claras como azul, rosa ou amarelo); à tarde, os ternos cinza mais escuro ou azul marinho caem muito bem. A noite a opção pode ser o grafite ou azul marinho. A camisa deve ser sempre mais clara que o terno e a gravata deverá ser em tons mais escuros do que a camisa. Para casamentos mais formais o ideal é o fraque (paletó cinza chumbo, longo, calça cinza riscada e colete cinza claro, acompanhado de cravo), ou casaca (curto na frente com colete, com longa cauda atrás, acompanhado de calça da mesma cor e mesmo tecido, geralmente preto).


Acessórios
O sapato deve ser novo (já que em algumas cerimônias como a católica por exemplo, você vai ficar grande parte ajoelhado), ser confortável, bem lustrado e adequado ao traje. O cinto deve ser da cor do traje (geralmente acompanha). As meias devem ser da cor da calça.


Beleza
Se você é daqueles mais vaidosos que não acha que cuidar de si mesmo é coisa de mulher, faça uma limpeza de pele uma semana antes do casamento para tirar aqueles cravinhos chatos e ficar com a pele mais vistosa e bonita, e para melhorar ainda mais o visual faça um leve maquiagem no dia, se preferir algo mais completo faça o dia do noivo (muitos salões de beleza oferecem essa opção), afinal você merece.


Evite


Dinner Jacket

Formado por um spencer (casaquinho curto que vai até a cintura e pode ter abotoamentos simples ou duplo), camisa branca de gola alta e pontas viradas e gravata borboleta preta. O traje, caiu em desuso (hoje em dia, só mensageiros de hotéis de luxo usam).


Smoking

Originalmente um paletó de seda, veludo ou brocado, adornado com botões. É formado por calça preta com faixa acetinada nas laterais, paletó preto com lapela acetinada, camisa branca, faixa de cetim horizontal e gravata borboleta preta. O smoking é um traje a rigor, para ser usado em bailes e festividades e não em uma cerimônia religiosa e igreja, mesmo que você vá para a festa depois.